Como reparar uma caixa de velocidades
À medida que o seu automóvel faz mais quilómetros, a caixa de velocidades e os seus componentes podem desgastar-se e acabar por se partir. Dependendo da causa da avaria da transmissão, existem várias formas de a reparar e de a pôr a funcionar novamente. Neste artigo, explicaremos como fazê-lo e explicaremos as causas ou razões que provocam a sua avaria.
11/05/2023
Partilhar nas redes sociais
Uma caixa de velocidades pode ser reparada?
Reparar a caixa de velocidades pode ser uma forma rápida e económica de voltar a ter este sistema a funcionar a 100% disponível, se compararmos com a substituição de toda a unidade. A substituição de uma caixa de velocidades não é uma tarefa simples: para muitos, mesmo tendo todas as peças por perto, é um dia inteiro de trabalho. O custo de reparação da transmissão da caixa de velocidades varia de veículo para veículo, mas é dispendioso: entre 1000 e 5000 euros se for necessário substituí-la completamente.
Como se repara uma caixa de velocidades?
O processo consiste nas etapas descritas de seguida.
Etapa 1:
Verifique o fluido da transmissão no compartimento do motor. Consulte o manual do proprietário do seu automóvel para determinar qual dos reservatórios que estão no compartimento do motor é o do fluido da transmissão. Adicione mais se necessário. Se o fluido estiver num nível baixo, pode ter dificuldade em engrenar as mudanças e ouvir o guincho quando muda as mudanças. Esta é uma das reparações mais baratas que pode fazer, mas pode não resolver todos os problemas.
Etapa 2
Substitui os sincronizadores – que são responsáveis pelo posicionamento das mudanças individuais na transmissão de caixa de velocidades – que estejam a dar problemas. Estes tendem a desgastar-se mais rapidamente nos automóveis com transmissão manual. O seu sincronizador pode estar desgastado se encontrar resistência ao acionar a mudança ou se ouvir ruídos fortes ao trocar as mudanças para cima e para baixo. Se não for reparado a tempo, pode danificar seriamente o resto da caixa de velocidades.
Etapa 3:
Verifique se o diferencial e os componentes da transmissão estão a funcionar corretamente, uma vez que interagem diretamente com a caixa de velocidades do seu automóvel. Um nível baixo de fluido do diferencial, diferenciais desgastados e eixos de transmissão partidos podem contribuir para o mau funcionamento da caixa de velocidades e prejudicar a suavidade das mudanças. Para ajudar a reparar a sua caixa de velocidades, considere a substituição destes componentes se o diagnóstico indicar que estão estragados.
É a embraiagem ou a caixa de velocidades?
Há um teste simples que pode ser feito para identificar qual deles será. Desligue o motor e veja se é possível selecionar uma mudança. Se conseguir, trata-se normalmente de um problema de embraiagem; se não conseguir, o problema está na caixa de velocidades ou na articulação da caixa de velocidades.
Quais são os sintomas de uma caixa de velocidades defeituosa?
Se encontrar hesitação ou resistência ao engrenar o carro ou um movimento brusco ao trocar de mudança, é sinal de que algo está errado com o sistema de transmissão. Outros sinais além destes são ouvir ruídos invulgares, ver fugas de fluido e sentir um cheiro a queimado.
Como posso saber se a caixa de velocidades precisa de ser substituída?
Indicamos de seguida os sinais de alerta que indicam que a sua caixa de velocidades precisa de ser substituída.
- Luzes de aviso no painel de instrumentos: luz de verificação do motor.
- Não engata bem a mudança na caixa de velocidades.
- Há fugas de fluido e os níveis de fluido estão continuamente baixos.
- O carro está a fazer ruídos altos e estridentes, mesmo quando está em ponto morto.
- Sente um cheiro fora do normal.
O que é que provoca a avaria da caixa de velocidades?
As avarias da caixa de velocidades podem ser causadas por problemas básicos de design, defeitos de fabrico, deficiências no lubrificante ou no sistema de lubrificação, tempo de inatividade excessivo, carga elevada entre muitas outras razões.
Precisa reparar a sua caixa de velocidades? Encontre a oficina Nexusauto mais próxima de si!
Voltar para a lista