Como limpar a sua oficina
Uma oficina de automóveis geralmente acumula muita sujidade. É muito importante estabelecer uma rotina de limpeza que a mantenha sempre em perfeitas condições para o seu bom funcionamento e para a imagem que transmite aos seus clientes.
17/03/2020
Partilhar nas redes sociais
Sabemos que não é uma tarefa fácil, e é por isso que o queremos ajudar a enumerar uma série de pontos-chave para manter uma rotina de limpeza eficaz.
Passos para a limpeza adequada da sua oficina mecânica
1. Informe todos os funcionários da oficina que todas as saídas e áreas de emergência devem estar sempre limpas e livres de obstáculos.
2. Coloque caixas e contentores junto das áreas onde são gerados mais resíduos.
3. Crie um sistema de retenção de águas residuais.
4. Distribua de maneira ordenada todas as peças e ferramentas em prateleiras e caixas, adequadamente rotuladas.
5. Verifique e limpe todas as ferramentas ao final do dia.
6. Por vezes, as manchas causadas por produtos químicos usados durante a reparação de veículos são muito difíceis de remover do chão, é aconselhável deixar este assunto nas mãos de profissionais, eles têm os produtos necessários.
7. Deve garantir que os seus trabalhadores tenham áreas de limpeza suficientes para limpar as mãos e não deixar manchas espalhadas por acidente.
Documentando o procedimento de limpeza da oficina
Para facilitar o acesso a estas normas fundamentais de limpeza e manutenção, escreva-as, como se fosse um formato guia. Distribua pelos funcionários e aposta na sua formação de forma periódica.
Coloque ainda um quadro de avisos com lembretes, boas práticas e dados que sejam úteis para manter o bom funcionamento da oficina. Crie também novas propostas que ajudem na manutenção do espaço de trabalho e, assim, melhorar o atendimento ao cliente e o trabalho final.
Voltar para a lista