Derrames de óleo no carro? Saiba como evitar!
Quais as consequências dos derrames de óleo e o que causam ao nosso veículo? O que acontece é que o carro passa a não receber a quantidade indicada de óleo para o seu funcionamento normal.
22/12/2019
Partilhar nas redes sociais
A melhor maneira de evitar problemas graves no carro é mantermos uma quantidade indicada de óleo. É importante controlar as perdas de óleo no veículo de forma a não ter níveis de óleo muito baixos e, posteriormente, uma condução confortável. De seguida, damos-lhe algumas dicas para evitar perdas de óleo no carro:
Como detetar os derrames de óleo no carro
O ponto-chave que nos indica de que está na altura de nos deslocarmos a uma oficina é o próprio carro, ele dá-nos indicação de que devemos ir a um mecânico de confiança de forma a reparar o que está a provocar o derrame.
As perdas de óleo no carro são observadas logo após o arranque. A principal recomendação? Verifique o nível de óleo antes de ligar o carro de forma a detetar se há algum derrame e ser capaz de evitar ainda mais perdas.
Quais são os principais motivos de perdas de óleo no carro?
As perdas de óleo no carro podem ser causadas por diferentes fatores, às vezes, a culpa nem sempre é do depósito Há elementos no veículo que por vezes podem estar a falhar, por isso, devemos prestar atenção. Temos como exemplo:
- Folgas nas juntas
- Roturas nos tubos de óleo
- Danos no cárter do motor
- Problemas no turbo
A primeira atitude é mantermos a calma, existem várias formas de identificar estes problemas para que no futuro possam ser reparados. Se o problema estiver nas folgas podemos encontrar as fugas no depósito de abastecimento, na cabeça do cilindro ou na tampa de balancim.
Se o problema for nos tubos de óleo as coisas mudam, estes são geralmente os mais fáceis de encontrar e solucionar. É necessário observar estes elementos com antecedência e antes de iniciar o carro de forma a haver um bom controlo das perdas de óleo.
Relativamente ao caso de solavancos e danos no cárter do motor, isto pode dever-se porque os elementos que os seguram não estão bem seguros e fixos, portanto será necessário retirar e recolocar a peça.
Finalmente temos o turbo, em que a perda de óleo neste caso pode ser devido diferentes factores, como por exemplo, os retentores… que devemos mudar ao longo do tempo.
Podemos evitar as perdas de óleo no carro?
Sim, é claro que podemos evitá-los! Uma boa e habitual revisão, com um óleo de qualidade que se possa adaptar bem ao nosso carro e seguindo as instruções do fabricante, conseguimos evitar muitos problemas em relação às perdas de óleo no carro.
Voltar para a lista