Funcionamento das chaves codificadas do veículo
Nos últimos vinte anos, todos os carros fabricados e vendidos têm sido legalmente obrigados a transportar um sistema de chaves de veículos codificadas. Isto foi introduzido como um meio de dissuadir os criminosos de arrombar e entrar num veículo.
26/01/2022
Partilhar nas redes sociais
Nos últimos vinte anos, todos os carros fabricados e vendidos têm sido legalmente obrigados a transportar um sistema de chaves de veículos codificadas. Isto foi introduzido como um meio de dissuadir os criminosos de arrombar e entrar num veículo.
A maioria das chaves modernas do veículo são uma combinação de duas chaves: a chave tradicional e a chave codificada (estas podem ser comandos à distância ou cartões). Neste artigo vamos centrar-nos nestas últimas, as inovadoras chaves codificadas dos veículos.
Chaves de veículo codificadas
As chaves codificadas do veículo ajudam a proteger o veículo porque só os proprietários podem pô-lo em marcha. Uma chave codificada pode parecer uma chave simples à primeira vista, mas contém um chip transponder no seu interior. O chip tem um código único para cada veículo, que é sincronizado com a unidade de controlo do veículo para que possa ser activado.
Quando tentamos ligar o carro, o chip envia um sinal de radiofrequência para a unidade de controlo. Se a palavra-passe estiver correcta, o carro irá arrancar normalmente. Se o código estiver incorrecto, o carro não arranca.
A razão pela qual quase todos os carros utilizam este sistema é para evitar o roubo. No passado, bastava copiar a chave do carro e depois era muito mais fácil ligar o carro. Neste caso, porque o código é único, não só precisa da chave, mas também de a codificar. Além disso, a segurança é multiplicada porque o chip é difícil de descodificar.
Fazer uma cópia das chaves do veículo encriptado
Como mencionado, estes sistemas avançados são concebidos para fornecer um nível mais elevado de segurança anti-roubo para veículos, pelo que a obtenção de uma cópia é uma tarefa assustadora, independentemente da marca do veículo. Por esta razão, quando a chave se perde e é necessária uma cópia, a parte relevante deve solicitar uma cópia ao concessionário, e o concessionário perguntará ao fabricante que detém o código único do veículo.
É possível codificar a chave do veículo sem a ajuda de um profissional?
Como regra geral, não é possível reprogramar nós próprios a chave do carro. Existem muito poucos modelos que o permitem (mesmo que a Internet lhe diga o contrário), mas isto pode variar consoante o país e o fabricante. Embora isto possa parecer um incómodo, também impede que outros reprogramem uma chave e roubem o seu carro.
Por conseguinte, é uma boa ideia não correr o risco de reprogramar uma chave e, em vez disso, pedir a um profissional que o faça.
Reprogramação de chaves com peritos
Para obter novas chaves, é necessário recorrer aos serviços de um serralheiro especializado em chaves de veículos codificadas. Não é apenas qualquer serralheiro que o fará, eles têm de oferecer serviços de programação de chaves de carro. A este respeito, na Nexusauto temos centros especializados em oficinas de automóveis que oferecem serviços como a reparação de chaves de automóveis codificadas, reprogramação de chaves e fornecimento de chaves de transponder de substituição.
A equipa tem tudo o que é necessário para reprogramar os chips de modo a corresponderem perfeitamente às definições de cada carro. Também têm acesso aos códigos dos pins do fabricante e do revendedor para que possam garantir que cumprem as especificações pré-definidas do fabricante.
A programação chave pode ser complexa, por isso é melhor procurar serviços profissionais em vez de o fazer você mesmo. Todas as oficinas do catálogo Nexusauto têm a tecnologia necessária para reparar ou substituir as chaves do carro - pode encontrar o seu centro mais próximo no nosso website!
Voltar para a lista