Guia definitivo para escolher os pneus perfeitos para o seu veículo
Escolher os pneus perfeitos para um veículo não é uma tarefa fácil, mas quando finalmente os encontra, sem dúvida alguma que, facilitarão muitos aspetos da sua condução
28/08/2019
Partilhar nas redes sociais
Se quisermos chamar a atenção para um elemento indispensável do nosso veículo, juntamente com o motor e os travões, provavelmente teremos que escolher os pneus. Não faltam motivos para dar todo o cuidado e atenção a estes componentes: eles são a base e o nosso principal contacto com o asfalto; portanto, pelas suas características e composição, pode-se conseguir uma direção perfeita ou, pelo contrário, falhas na resposta do nosso veículo. Como escolher os pneus perfeitos para o seu veículo? Que fatores temos que considerar para uma escolha perfeita, duradora e adaptada aos nossos hábitos de condução?
6 dicas para escolher os pneus perfeitos para o seu veículo
# 1 Identifique os seus hábitos e necessidades de condução
O primeiro erro na escolha dos pneus é considerar que não são um fator importante e atender apenas a fatores como o preço ou a multifuncionalidade de alguns modelos.
Para encontrar o conjunto perfeito de pneus, devemos ser capazes de identificar as necessidades que um bom pneu pode cobrir e que tipo de pneus necessitamos para o nosso dia a dia: vivemos numa zona climática onde encontramos chuva, neve, geadas e descidas drásticas de temperatura ao longo do ano? Circulamos quase sempre em asfalto? As peculiaridades do terreno em que vivemos exigem manobras de travagem constantes, terrenos irregulares e outros fatores que exigem uma condução mais completa?
Todas essas circunstâncias e muitas das nossas rotinas de condução devem ser tidas em consideração para que, entre outras vantagens, não tenhamos que ter vários conjuntos de pneus que se adaptem aos nossos hábitos de condução.
# 2 Tenha a ajuda de um mecânico profissional
Encontrar o pneu perfeito e conhecer todas as suas características não é simples: a existência de diferentes modelos, marcas, tipos ... dificulta a escolha para conseguir os pneus perfeitos.
Portanto, ter a ajuda de uma oficina mecânica profissional permite-lhe ter um especialista na área, não apenas para o ajudar a identificar os seus hábitos e o modelo de pneu mais adequado para si, como também para saber quando verificá-los, que manutenção exigem, quando trocá-los ou qualquer outro aconselhamento que necessite.
# 3 Não se esqueça das diferentes opções
Comprar pneus novos para o seu veículo não é como ir ao supermercado e escolher o produto mais atraente ou com o preço mais competitivo. Temos diferentes opções que têm em consideração a superfície onde a viatura circula e as características do clima.
Quanto a este último, não devemos cair no erro de escolher pneus mistos simplesmente porque são os mais versáteis. Independentemente dos nossos hábitos de condução, podemos encontrar alguns pneus que não respondem adequadamente se sofrermos frequentemente os efeitos da aquaplanagem, da neve ou das altas temperaturas, onde outros pneus, como os de inverno ou verão, respondem muito melhor. Ter a ajuda de um mecânico especialista é a melhor opção para esclarecer todas estas questões.
# 4 Cuide do seu desenho
O tipo e as características de um pneu têm a sua razão de ser e dependem do tipo de superfície em que a viatura circula.
A forma das ranhuras, a profundidade e a distância entre elas marcam não apenas a resposta do veículo a superfícies molhadas ou secas, como também ajudam a determinar quando é que é necessário mudar o pneu.
# 5 Não se esqueça da manutenção
Existem diversos aspetos fundamentais para manter os nossos pneus em perfeitas condições: um deles é o desenho referido anteriormente, que nunca pode ficar abaixo da profundidade de 1,6 mm, que marca o mínimo legal.
Outro aspeto para a manutenção impecável dos pneus é a execução de tarefas que mantenham o equilíbrio nas quatro e nas duas rodas: alinhar e equilibrar os pneus, rodar as rodas quando o desgaste não é uniforme, etc.
# 6 E nunca compre em segunda mão
Você confiaria num elemento de segurança que foi previamente manipulado por outra pessoa e sobre o qual pouco ou nada sabe: que uso lhe foi dado e quais podem ser os seus pontos fracos? Bem, é isso que acontece se comprar pneus em segunda mão.
Nunca devemos fazer a nossa segurança e a dos nossos entes queridos depender de terceiros, e comprar pneus em segunda mão significa comprar um elemento essencial para que o veículo responda bem em estrada, sem saber como, quando e onde foi usado. Além disso, se este não tiver as características corretas, em pouco tempo ficará desgastado e será necessário substituí-lo.
Portanto, em nenhum caso devemos sentir-nos aliciados por um preço mais barato e comprometer a nossa segurança para economizar alguns euros.
Voltar para a lista