Problemas mais comuns no sistema de travagem
A importância do bom funcionamento do sistema de travagem é inegável, contudo, conhece os problemas que podem ocorrer nas suas peças?
26/11/2019
Partilhar nas redes sociais
Indicamos abaixo alguns dos principais sinais que podem revelar um problema no sistema de travagem, e que, portanto, torna-se prioritário e urgente que sejam verificados por um mecânico.
6 sinais que indicam ter um problema no seu sistema de travagem
Mudanças na distância de travagem ao pisar o travão
Se ao pisar o pedal do travão notar que este está mais duro do que o normal, é provável que as pastilhas estejam sujas ou cristalizadas.
Outras razões para esta dureza inadequada podem ser problemas com o pistão, discos de travão danificados, falha do sistema hidráulico, ou até mesmo, o próprio fluido de travão não estar a atuar corretamente.
Se em vez disso, a sensação for de que o pedal está mais suave, o motivo mais comum é que as mangueiras de travão possam estar deformadas.
Mudanças na distância de travagem ao pisar o travão
Se notar que a distância de travagem aumentou, o motivo mais provável é que o fluido de travão não esteja a atuar corretamente: isto pode acontecer porque há um derrame ou porque o fluido está degradado. Pode ser também um sinal de desgaste acentuado das pastilhas.
Mudanças na distância de travagem muito curtas podem também ser um sinal indicativo de falhas, neste caso, das partes responsáveis pela retração e extensão das partes móveis.
Sons barulhentos ao travar
Sons incomuns ou até irritantes são outros dos sinais de alerta indicativos de que algo está errado no carro. Caso isto aconteça ao pressionar o travão, pode ser devido a um desgaste extremo das pastilhas que estão em fricção constante com o disco.
O mesmo pode acontecer com as pastilhas novas ou usadas se estas forem de baixa qualidade.
"Fading"
Este estrangeirismo é usado quando ocorre uma falha no sistema de travagem devido ao uso excessivo dos travões, produzindo uma perda de eficiência com altas temperaturas, que também pode ser causado por um uso de pastilhas de travão de baixa qualidade.
Vibrações
Quando o carro "treme" ao travar pode ser devido a diferentes razões: a mais comum é a "distorção" dos discos (eles dobram-se constantemente danificando-se e perdendo firmeza).
Outra razão pela qual as vibrações podem ocorrer são rodas mal equilibradas ou pastilhas e discos desgastados.
Toque mole
Ao pisar o travão, já sentiu uma clara sensação de pisar uma esponja? Neste caso há poucas dúvidas: esta sensação é provocada pela entrada de ar no sistema de travagem, portanto, ele tem de ser limpo para recuperar a sua firmeza.
Verifique o sistema de travagem do seu carro na Nexus Auto
Se detetar algum destes problemas vá à sua oficina de confiança Nexus Auto.
Voltar para a lista