Quanto custa recarregar o ar condicionado do carro?
Em média, a recarga do ar condicionado do seu automóvel custa entre 100 e 350 euros. No entanto, isso dependerá do tipo de carro que conduz e da necessidade de efetuar outras reparações. Convém também lembrar que não só é necessário carregar o ar condicionado com mais refrigerante, como também é necessário fazer todo o processo de verificação de fugas, o que pode ser um pouco mais dispendioso.
25/05/2023
Partilhar nas redes sociais
Em média, a recarga do ar condicionado do seu automóvel custa entre 100 e 350 euros. No entanto, isso dependerá do tipo de carro que conduz e da necessidade de efetuar outras reparações. Convém também lembrar que não só é necessário carregar o ar condicionado com mais refrigerante, como também é necessário fazer todo o processo de verificação de fugas, o que pode ser um pouco mais dispendioso.
Custo estimado para recarregar o ar condicionado do automóvel
O custo da recarga do ar condicionado pode variar de acordo com o modelo do veículo, mas também consoante o tipo de motor e o ano do modelo.
Fatores que afetam o custo da recarga do ar condicionado
1. Marca/Modelo de Veículo
Tal como acontece com qualquer tipo de fluido utilizado no veículo, o custo para recarregar o ar condicionado do carro dependerá significativamente do tipo de carro ou camião que se conduz. Não será necessário tanto gás refrigerante num carro compacto como num veículo pesado como um camião ou carrinha.
Para exemplificar melhor, podemos analisar alguns custos aproximados com base em vários modelos populares. Profissionalmente, podemos gastar entre 200 e 300 euros num veículo de gama alta e entre 175 e 250 euros num veículo de gama baixa.
Há uma exceção importante a esta regra - se conduzir um veículo de luxo, o custo da intervenção pode ser muito mais elevado, especialmente se tiver de se deslocar a uma oficina especializada para efetuar o trabalho.
2. Feito por si vs. feito por um profissional
Se conseguir recarregar o ar condicionado do seu carro por si próprio, só terá de comprar o gás refrigerante. Desde que tenha todos os manómetros, ferramentas e certificações necessários consigo, não terá de gastar dinheiro em mais nada.
Por outro lado, o reabastecimento profissional terá um custo muito superior. Se puder dirigir-se a uma estação de serviço ou a uma oficina de reparação automóvel perto de si, é provável que gaste menos do que se levar o seu veículo ao concessionário.
3. Outras reparações necessárias
Uma vez que o sistema de ar condicionado está fechado, o gás refrigerante não deve precisar de ser recarregado, a menos que tenha ocorrido um problema. É claro que pode perder uma pequena quantidade ao longo do tempo, mas se notar que as recargas ocorrem frequentemente, significa que há algo mais a acontecer. Por esta razão, deve considerar o custo de outras reparações que possam ser necessárias. Por exemplo, os vedantes de borracha podem ter ressecado, permitindo a fuga gás refrigerante. Também pode haver tubos, linhas ou componentes que estejam a falhar e a permitir fugas.
Um condensador de ar condicionado com fugas ou em mau estado também é um problema comum, e não vale a pena recarregar o sistema pois o gás irá vazar de novo, pelo que as reparações têm de ser feitas imediatamente.
Com que frequência deve ser recarregado o ar condicionado do automóvel?
Na verdade, não existe um procedimento definido sobre quanto se deve recarregar o ar condicionado do automóvel. Não faz parte da manutenção recomendada porque o objetivo é que nunca seja necessário recarregar, uma vez que é um sistema fechado. No entanto, isso não passa de um sonho, pois qualquer pequeno defeito pode causar uma fuga do gás refrigerante, tornando necessária uma recarga.
Idealmente, só será necessário recarregar uma vez a cada vários anos. Se tiver de recarregar o seu ar condicionado com mais frequência, é provável que algo esteja errado e deve ser verificado por um profissional.
Precisa de recarregar o ar condicionado do seu carro, ou reparou que o seu veículo pode ter uma fuga de gás refrigerante? Localize a oficina Nexus Auto mais próxima e contacte-nos para que o possamos ajudar.
Voltar para a lista